A Subsede local e direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep) preparam para esta quarta-feira, dia 26 de abril, um ato público de paralisação das escolas da rede estadual e municipal, como parte da 24ª Semana Nacional de Defesa e Promoção da Escola Pública. O objetivo é avançar nas condições de trabalho e de vida da categoria.
Conforme o comunicado, a paralisação deverá acontecer em todo o Estado de Mato Grosso. Na capital do estado as atividades iniciam às 8 da manhã com concentração na Assembleia Legislativa, com a participação de atividades no plenário da Casa de Leis. Os servidores realizam também uma caminhada pelo Centro Político Administrativo “Em Defesa da Escola Pública”, finalizando em frente a Secretaria de Educação (Seduc).
Já em Tangará da Serra o ato público se concentrará em frente ao Departamento Regional de Educação (DRE) a partir das 8 horas.
“Estaremos reunidos ali atrás da escola 29 de Novembro e convidamos a todos a participarem. Vamos fazer um ato bonito e forte para marcar a nossa posição frente aos desmandos na educação que vem acontecendo”, convida o presidente do Sintep, Marcos Serafim Duarte.
A paralisação acontece na rede estadual mediante diversas pautas, dentre as quais estão a garantia da política salarial com ganho real nos moldes da Lei da Dobra do Poder de Compra (Lei 510/2013); por pagamento integral da RGA; pelo fim do confisco nos salários de aposentados/as e pensionistas (14%); e por novo concurso público na educação.
Já na rede municipal as reivindicações recaem sobre o piso salarial de R$3,845,43 para professores e funcionários das escolas e creches e a defesa especial da valorização dos técnicos e outros. Cobram também plano da Unimed, segurança e infraestrutura nas unidades escolares, bem como a falta de professores.
Fonte: Diário da Serra
Comments