Estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, estão em posição de destaque com o projeto “Eco-tube”, que foi selecionado para a fase nacional do 2º Desafio Liga Jovem na Categoria Ensino Superior.
Criado pelos alunos de Administração Amanda Lima e Matheus Antônio, sob a orientação da professora Paula Brito, o “Eco-tube” propõe um tubete biodegradável para o setor agrícola, feito a partir de materiais orgânicos como cascas de banana e fibra de coco. O objetivo é substituir o plástico e reduzir o uso de fertilizantes químicos, promovendo uma alternativa mais sustentável para a produção agrícola.
Matheus Antônio expressou orgulho ao ver a ideia ganhar forma e representar Mato Grosso em um evento de empreendedorismo e tecnologia de alcance nacional. “É gratificante ver nosso projeto ganhar corpo e chegar a essa etapa, mostrando como ideias inovadoras podem contribuir para o meio ambiente e o setor agrícola,” comenta o estudante.
O “Eco-tube” competirá na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), entre os dias 26 e 29 de novembro, em São Paulo. Se vencedor, o projeto garantirá aos estudantes prêmios acadêmicos e uma viagem para Lisboa, Portugal, para participar da conferência de tecnologia Sinfo em 2025.
Na Categoria Ensino Médio foi selecionado o projeto “Sistema Integrado de Controle e Segurança”, desenvolvido pela equipe Wire Wizards, da Escola Estadual Ulisses Guimarães, em Campo Verde.
Comments