top of page
Foto do escritorDa Reportagem

Mutirão da Cidadania atendeu 400 moradores em Tangará da Serra


Segunda via da Carteira de Identificação, da Certidão de Nascimento, atendimento do Cadastro Único e testes rápidos para sífilis e Aids foram alguns dos serviços levados pelo Mutirão da Cidadania aos moradores de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) nesta quinta-feira (29.06).


A ação, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, é realizada pela Secretaria de Estado de Cidadania e Assistência Social (Setasc) e já passou por 24 municípios em 2023. Em Tangará da Serra, cerca de 400 moradores foram atendidos.


“É uma alegria estar em Tangará da Serra com mais um mutirão da cidadania, levando vários serviços da Setasc e do município para a população. Estamos com o Procon, trabalhando a defesa do consumidor; com o Direitos Humanos, principalmente focado na questão de combatermos juntos a violência contra mulher; falando do SER Família, dos cartões de transferência de renda; e os serviços de cidadania, como o fornecimento de documentos pessoais, segunda via de certidão, fotos 3x4, serviços de saúde, campanha de vacinação. Então, foram vários serviços disponibilizados para a população de Tangará”, enfatizou a secretária da Setasc, Grasi Bugalho.


Para a secretária municipal de Assistência Social de Tangará da Serra, Marcia Kiss, ações como o mutirão da cidadania, principalmente em parceria com o Governo do Estado, são de extrema importância pois possibilita que, em único dia, seja atendido um número maior de pessoas.


“É uma gratidão a gente fazer parte dessa ação do governo do Estado, com toda a equipe da Setasc, e trazer, acima de tudo, serviço de qualidade para a nossa população. É um agradecimento em nome dos nossos munícipes, do nosso prefeito, ao governador Mauro Mendes e a nossa primeira-dama, Virginia Mendes, principalmente porque vocês vieram da capital, para nos atender com carinho, alegria e empatia pelo que as pessoas precisam”, disse.


A dona de casa Edna dos Santos Gomes acompanhou a mãe até o mutirão para tirar a segunda via da certidão de nascimento. “Estava precisando de um serviço como esse, porque tinha tentado antes e não tinha conseguido fazer o documento”, disse a filha de dona Marilce Ramos, que completou: “agora vai ser bom demais. Vou poder fazer minha identidade. A antiga eu tirei quando tinha 17 anos e estava até agora sem”.


Para José Francisco do Nascimento, que mora em Campo Novo do Parecis, o mutirão foi uma boa surpresa. Ele, que é nascido em Tangará da Serra, estava na cidade para uma consulta médica, e aproveitou para tirar a segunda via da carteira de identidade.


“O pessoal aqui me atendeu super bem, foi muito humano, e o mais importante foi que eu consegui tirar a segunda via da minha identidade, porque eu tinha perdido todos os documentos”, concluiu.


A primeira-dama de Tangará da Serra, Silvana Ló Masson, também agradeceu a presença das equipes do Governo do Estado no mutirão da cidadania, como a Setasc e a Politec.


“Obrigada, governador Mauro Mendes e primeira-dama Virginia Mendes, por nos conceder esse mutirão maravilhoso para nossa cidade. É muito importante isso, porque as pessoas precisam fazer documentos, e normalmente demora muito, e aqui as pessoas já estão saindo com seus documentos, e principalmente contra a violência doméstica, porque precisamos fortalecer nossas mulheres e encorajá-las a denunciar. Em briga de marido e mulher, a gente mete a colher, sim”, completou.



Violência contra mulheres


Em todas as edições do Mutirão da Cidadania são realizadas palestras sobre a violência contra a mulher com a assistente social da Setasc Fátima Vieira do Prado, falando sobre as formas de violência e como a mulher pode proceder para denunciar, além de enfatizar a força da mulher e a rede de proteção existente.


Cerca de 60 mulheres participaram da palestra em Tangará da Serra, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rio Preto. Além de assistirem a palestra, as mulheres também participaram de sorteio de brindes.


Durante a palestra, a secretária Grasi Bugalho também falou sobre o Programa SER Família Mulher, que está em fase de implantação em Mato Grosso.


“É um programa que irá oferecer um auxílio, pago pelo Governo do Estado, no valor de R$ 600, dando a oportunidade para que a vítima saia de perto do agressor. Além disso, serão oferecidas capacitações, com objetivo de que essas mulheres se qualifiquem e possam ter uma mudança positiva em suas vidas”, concluiu.


O Mutirão da Cidadania, somente em 2023, já percorreu 24 municípios: Acorizal, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Conquista D’Oeste, Distrito Coxipó do Ouro, Distrito Nossa Senhora da Guia, Dom Aquino, Jangada, Jauru, Jucimeira, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Ponte Branca, Rosário Oeste, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Sorriso, Tangará da Serras e Tapurah.


Fonte: Assessoria Setasc/MT

Comments


bottom of page